segunda-feira, 25 de junho de 2012

AO FINAL DO I ENCONTRO DOS NANOATIVISTAS DAS AMÉRICAS É CRIADO O OBSERVATÓRIO DE NANOTECNOLOGIAS DAS AMÉRICAS

 



Observatório sobre nanonotecnologia criado na Cúpula dos Povos
Espaço será um ponto de encontro entre os nanoativistas das Américas, divulgando informações e estudos pela internet


Participantes do Rio NanoSummit 2012, realizado dia 18 e 19 durante a Rio + 20 no prédio da Fundacentro/RJ, decidiram criar um Observatório de Nanotecnologias das Américas. A ideia é congregar em um espaço virtual trabalhos realizados por nanoativistas sobre os impactos da nanotecnologia e outras questões que envolvam o tema. A ideia é apresentar textos em português, inglês e espanhol.

“Esse observatório não se limita a saúde do trabalhador. Ele é mais amplo e traz uma multiplicidade de focos”, explica a pesquisadora da Fundacentro, a doutora em química Arline Arcuri. “O que cada um de nós está fazendo será colocado no Observatório e isso fará com que nos articulemos mais em nível internacional”, completa o coordenador da Rede Renanosoma, Paulo Martins.

Durante o evento, foram discutidos temas como a aplicação de nanotecnologias nas áreas de alimentos nos Estados Unidos e a existência de tecnologia para identificar as nanopartículas do ambiente, o que permite realizar estudos para relacioná-las com a prevalência de doenças.

Outra novidade é que os sindicatos dos químicos do estado de São Paulo conseguiram colocar uma cláusula sobre o direito de saber do trabalhador para as indústrias farmacêuticas na Convenção Coletiva da categoria. Dessa forma, os trabalhadores devem ser informados caso haja a utilização de nanotecnologia. A ideia agora é estender a conquista para a área química. Já Fundacentro pretende lançar este ano mais duas histórias em quadrinhos, uma voltada para a indústria construção e outra na área rural.

Três publicações internacionais também foram lançadas no evento: a versão em português do texto Princípios para a supervisão de nanotecnologias e nanomateriais por instituições de diversos países; Implicaciones sociales y ambientales de las nanotecnologias em América Latina y el Caribe pela ReLANS (Red Latinoamericana de Nanotecnologia y Sociedad) e IPEN (The Internacional POPs Elimination Network); e Hacia Rio + 20 – Apuntes para el Debate, da Confederación Sindical de Trabajadores y Trabajadoras de las Américas - CSA.
Fonte: Cristiane Reimberg - Fundacentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário